A sinalização de emergência contra incêndio e pânico serve para reduzir o risco de ocorrência de incêndios, alertando para os riscos existentes e garantindo que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída, para abandono seguro da edificação em caso de incêndio, recorrendo a símbolos, mensagens e cores.
Tipos de sinalização de emergência:
As sinalizações de emergência contra incêndio e pânico devem ser implantadas para a garantia da segurança contra incêndio. A princípio, a sinalização deve estar presente em qualquer tipo de edificação onde são exigidas, por norma ou regulamentação. Nas saídas de emergência de uso coletivo e na instalação de equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio.
Os elementos de sinalização de emergência e as suas partes devem atender aos requisitos de desempenho estabelecidos, para que seja garantida a sua legibilidade e integridade, quando dimensionados e instalados em conformidade com as Normas da ABNT NBR 13434-1, ABNT NBR 13434-2 e ABNT NBR 13434-3.
Características da Sinalização de emergência:
A Sinalização de emergência usa símbolos, mensagens e cores que devem ser alocados convenientemente no interior da edificação e áreas de risco.
Sinalização básica de emergência: