O combate a incêndios deve ser feito com bastante cuidado, é necessário que em uma situação de emergência sejam tomadas as melhores ações, para que todos estejam livres de sentimentos de pânico e não sejam gerados acidentes fatais ou com sérios danos à saúde.
Para que exista algum tipo de controle, deve ser implementado um plano estratégico de combate a incêndio, com os seguintes itens:
Todos os colaboradores devem ser treinados para atuar em uma situação emergencial, e devem saber quais são os procedimentos a seguir.
Possíveis focos do incêndio
Triângulo do fogo
Métodos de combate ao incêndio
Telefones de emergência
Local de trabalho.
Os trabalhadores precisam receber treinamento sobre a evacuação segura do local, além de noções de primeiros socorros, para a utilização em casos emergenciais.
Fonte de risco de incêndio
Tipo de incêndio
Rota de fuga
Melhor dispositivo para combater o princípio de incêndio
Local seguro para a evacuação do local.
A distribuição correta dos equipamentos e dispositivos de combate ao incêndio pode prevenir situações de emergência, pois a maioria dos incêndios pode ser controlada em seu princípio.
Um dos principais fatores que pode prevenir um princípio de incêndio ou uma situação emergencial é a inspeção pela equipe de SST, ou pela brigada de incêndio.
Validades dos equipamentos
Validades dos treinamentos dos trabalhadores
Melhorias nas estruturas do local
Fontes de risco e de medidas de controle.
As inspeções devem ser periódicas e seguindo um cronograma específico para garantir as condições de combate a princípios de incêndio aplicadas em situações emergenciais.
É importante evitar improvisações na frente de trabalho, principalmente quando existe uma possibilidade de gerar um princípio de incêndio.
Os trabalhadores devem ser treinados e seguir sempre os padrões de segurança desenvolvidos pela equipe de SST em todas as atividades da empresa.
Eles são uma das principais fontes de risco de incêndio no local de trabalho.
O seu uso, transporte e armazenamento devem seguir as normas técnicas de segurança, e estarem sempre dispostos em locais apropriados, com a identificação correta e os dispositivos de combate a princípios de incêndio adequados para cada tipo de produto.
Os alarmes sonoros ajudam a identificar uma situação emergencial, facilitando o processo de comunicação de um sinistro e de evacuação dos trabalhadores da frente de trabalho.
Portanto, devem ser instalados de forma que consigam ter um alcance de toda a frente de trabalho, e o seu padrão deverá ser instruído para todos os trabalhadores, para que estes consigam identificar facilmente em situações emergenciais.
As instalações elétricas são uma das maiores fontes de risco de incêndio em um local de trabalho, por conta do mau estado de conservação e uso, e das improvisações.
Todas as instalações devem estar bem sinalizadas e qualquer tipo de utilização da rede elétrica deverá ser feita sob orientação e supervisão de um técnico ou engenheiro elétrico.
Vazamentos de gás podem causar explosões e incêndios, portanto, devem ser feitas manutenções periódicas em todas as tubulações e instalações que utilizem gás.
As tubulações devem ser identificadas por placas e cor, definindo o tipo de gás que está sendo utilizado e os equipamentos de combate a incêndio adequados.
O corpo de bombeiros define quais são os padrões técnicos que devem ser implementados em todas as instalações da empresa.
Todas as instalações da empresa devem sempre seguir as recomendações do corpo de bombeiros, adequando-as as normas regionais, garantindo que o local está adequado e preparado para situações emergenciais e de combate a incêndio.