Extintores para veículos: tire suas dúvidas!

Nunca sabemos quando vamos passar apuros ou nos deparar com uma emergência, e é por conta, principalmente, desses fatores, que precisamos estar sempre prontos e agir de forma preventiva. Tratando-se, então, da proteção em veículos, um dos aliados essenciais é ele: o extintor de incêndio veicular, desenvolvido e compactado especialmente para ser levado em automóveis, e que já poupou a vida de milhares de pessoas.

 

Na hora de escolher a melhor opção de compra, é comum que haja dúvidas, na maioria das vezes derivadas do desconhecimento sobre esse assunto. Pensando nisso, a Lorenzi Extintores preparou um conteúdo especial, com tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha ao comprar um extintor para o seu carro. Acompanhe conosco a leitura abaixo.


 

Primeiro: é obrigatório ter um extintor no carro?

Apesar de no ano de 1998, por meio da resolução feita pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o extintor de incêndio veicular ter se tornado obrigatório, atualmente a ausência dele em carros de passeio não é mais risco de multa. Isso deve-se, principalmente, à chegada das novas tecnologias presentes nos carros, que agora oferecem maior proteção aos condutores e seus passageiros – a suspensão automática do combustível do veículo em caso de acidentes, por exemplo, é uma dessas inovações.

 

Sendo assim, é opcional manter um extintor de incêndio no carro. Ainda assim, é importante levar em consideração que o extintor é uma proteção a mais e pode ser decisivo em casos de emergências; e nunca é demais, se precaver, certo?

 

O que pode causar um incêndio em um carro?

Entre os principais motivos que podem levar um carro a pegar fogo, podemos citar:

 

  • fios descascados, com suas conexões aparentes e/ou descascadas;

  • pane elétrica, derivada de baterias com defeito ou de má qualidade;

  • mangueiras ressecadas, problema que costuma surgir em carros mais antigos;

  • ajustes no sistema de alimentação, que interferem na combustão do carro, como kits de vapor de combustível e outros aditivos para economizar gasolina ou álcool.

 

Como saber se meu carro precisa de um extintor de incêndio veicular?

No geral, carros de modelos mais atuais não precisam mais contar com o extintor neles. Porém, se o seu carro for um modelo mais antigo, como de 15 anos atrás ou mais, é interessante manter o extintor para possíveis emergências. Além disso, veículos destinados à atividades comerciais e ao transporte de passageiros e líquidos com risco inflamável, como caminhões, ônibus, vans escolares e veículos de excursão, todos esses devem, por lei, ter um extintor a bordo.

 

Optei por ter um extintor em meu veículo. Qual devo escolher?

Seguindo as diretrizes da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a classificação de um extintor e também de um tipo de incêndio é dividida de A a D, designando um tipo de extintor para cada grau de emergência. Nesse post aqui explicamos melhor sobre essas categorias e tiramos todas as suas dúvidas.

 

Para os automóveis, os tipos de extintor mais indicados são os BC e ABC. Vamos conhecer as diferenças?

 

Extintor BC

É o tipo de extintor usado em casos de combate ao fogo em líquidos inflamáveis e também equipamentos elétricos. São compostos de um pó branco à base de bicarbonato de sódio para cessar as chamas e oferecer mais segurança aos envolvidos no ocorrido.

 

Extintor ABC

São os extintores usados para urgências que envolvem líquidos inflamáveis, madeiras e equipamentos elétricos. São compostos por uma espécie de pó amarelo feito a base de amônia, sendo eficaz em demandas dessa natureza. 

 

A principal diferença entre esses tipos de extintores é a sua composição química no combate às chamas, sendo ambos eficazes e essenciais para emergências.

 

Sendo assim, qual a melhor opção?

Considerando as categorias de incêndio previstas e, em consequência, as categorias de extintores, os extintores do tipo ABC são efetivos em uma classificação a mais, quando comparados aos extintores do tipo BC. Ainda assim, os dois tipos cumprem com a sua funcionalidade de oferecer proteção às categorias definidas, atuando com eficácia em casos de emergências.

 

Sendo assim, se você optar por uma cobertura maior com termos de prevenção, extintores do tipo ABC são os mais indicados.

 

Quando deve ser feita a troca do extintor veicular?

Apesar de não ser obrigatório nos carros de passeio, se você escolheu por manter o extintor no seu carro, é importante atentar-se ao prazo de validade dele: extintores vencidos, além de não serem eficazes para emergências, podem resultar em multas, se pegos em fiscalizações.

 

Os extintores do tipo ABC costumam datar de validade de até 5 anos. Ainda assim, se foi feito o uso dele e mesmo que tenha restado algum resíduo, é indicada a troca do extintor por um novo, no carro.

 

E em caso de emergências? Como devo usar meu extintor veicular?

Esperamos que você não precise usar o extintor levado no carro, mas, em situações de risco, é importante saber como proceder. Os extintores, nesse caso, são indicados para focos causados por acidentes de trânsito, não sendo a melhor opção para grandes incêndios.

 

No geral, é bem simples usar o extintor: basta remover o lacre, direcionar o bocal do cilindro para o local do foco e disparar o gatilho. É importante considerar a emergência, as pessoas próximas e pensar com rapidez e de forma responsável, a fim de evitar maiores problemas e zelar pela integridade de todos os envolvidos.



Na hora de comprar o seu extintor, escolha quem entende de cuidar da sua segurança: a Lorenzi Extintores está sempre pronta para proteger a vida e o patrimônio de seus clientes. Priorize sempre a sua segurança e da sua família! Visite nossa loja em Taguatinga-DF, ou clique aqui para entrar em contato conosco.